Bom dia!!!! hoje traremos 5 dicas de como cuidar da depressão em idosos!!!
1. Dê atenção: Uma das maiores reclamações da terceira idade é a falta de atenção dos filhos e netos. Quem nunca escutou algo assim por aí? Então??? uma das maiores atitudes que os familiares podem desenvolver frente a quadros depressivos em idosos é cuidar. Visite, dê atenção, converse, pergunte sobre o dia da pessoa, escute suas histórias e, para além disso, reserve um tempo do seu dia para passar com seu ente querido. Nesses dias de pandemia, mantenha contato através de ligações telefônicas, videochamadas, mensagens de WhatsApp…
2. Tenha tempo de lazer: Muitos idosos acabam ficando demais em suas casas, seja por conta de dificuldades motoras ou problemas de saúde. Entretanto, passar muito tempo em um mesmo local sem muitas atividades pode ser prejudicial a saúde mental. Uma dica valiosa é: tenha tempo para lazer, pode ser em forma de filmes, jogos, caminhadas (quando possível), nosso bom chimarrão, jantares, chás da tarde e outras atitudes semelhantes para quebrar a rotina e plantar memórias felizes em um período delicado.
3. Permita que o idoso faça as coisas que gosta: a terceira idade pode vir acompanhada de uma série de problemas no corpo, como de saúde e dificuldades para locomoção. Entretanto, com os cuidados e tratamentos corretos, isso não é motivo para que o idoso se afaste das atividades que gosta de fazer. Por isso, ocupe a mente com pequenas funções do dia a dia que trazem algum tipo de prazer aos idosos. Além disso, ensine novas tarefas e, até mesmo, conhecimentos, como aprender um novo idioma ou tocar um instrumento.
4. Não deixe o idoso sozinho por grandes períodos: A solidão é um dos maiores vilões quando falamos da depressão em idosos. Por esse motivo, é essencial que os familiares se organizem e revezem para não deixar a pessoa sozinha por grandes períodos. A companhia e ajuda de um familiar pode evitar diversos acidentes, como quedas e queimaduras, comuns nessa idade e geralmente providos pela dificuldade de locomoção.
5. Não ignore o acompanhamento psicológico: A depressão em idosos ou em pessoas de qualquer faixa etária não tem cura. Entretanto, há tratamentos que podem melhorar de modo significativo a qualidade de vida do indivíduo acometido. Por isso, é essencial que a pessoa realize o devido acompanhamento com o profissional indicado.
E então, pense um pouquinho, qual (is) das dicas voce consegue seguir hoje? Deixe nos comentários!!! Aproveite e deixe sugestão de temas para trazermos informações e novidades para você!!! Nosso cuidado vai além dos nossos hóspedes, cuidamos com muita alegria e gratidão das famílias também, trazendo informações, registros de nossa rotina, e sempre buscamos informações para ampliar e qualificar nossa rede de cuidados!!!