Endereço

Av. Coronel Dico, 399 - Assis Brasil, Ijuí - RS

Telefone

(55) 3333-6673

SEMPRE ABERTO

Venha fazer uma visita

NOSSA ESTRUTURA

A casa amarela

DEPOIMENTOS

Dizem por aí...

CONTATO

Fale Conosco

COVID-19

Em Alerta

Importância da alimentação na prevenção da depressão!

24E nessa semana vamos falar da importância da alimentação na prevenção da depressão!
O envelhecimento pode trazer consigo alguns problemas de saúde, como a depressão e a ansiedade, desequilíbrios recorrentes e presentes em parte da população mundial e que podem ser evitados dependendo do tipo de alimentação e estilo de vida. A alimentação pode ser um aliado ou mais um gatilho para o agravamento dos sintomas.
Esse fato foi avaliado por uma pesquisa publicada recentemente na revista Appetite. Nesse estudo os pesquisadores compararam dois tipos de padrão alimentar encontrados em uma amostra de 11.619 adultos com mais de 65 anos: um padrão menos saudável, que incluía uma dieta habitual com chocolates, doces, massas, embutidos, leite integral e pão branco e um padrão mais saudável que continha uma maior variedade de alimentos in natura ricos em fibras como frutas, legumes, oleaginosas e pão integral, bem como maior consumo de água (BEATE, 2017).
Foram realizados testes estatísticos entre resultados obtidos nos questionários de consumo alimentar e o nível de ansiedade e depressão. O comportamento alimentar foi avaliado através de questionários em relação à dieta ou padrões alimentares.
Assim, a alimentação e uma boa saúde mental estão diretamente associados e através da inclusão de alguns alimentos ricos em compostos ativos no nosso cardápio podemos aliviar alguns sintomas da depressão e ansiedade.
Outros exemplos de alimentos associados com efeitos antidepressivos e ansiolíticos são as oleaginosas, ovos, aveia, folhas verdes, fornecendo nutrientes e compostos ativos importantes para a integridade e funcionamento do sistema nervoso central (SNC). Em adição, os prebióticos e probióticos vão contribuir para a manutenção da microbiota intestinal (MCKEAN et al., 2016; DINAN, CRYAN, 2017), que exerce um papel importante no funcionamento normal do cérebro e, assim, pode influenciar no risco de doenças como ansiedade e desordens de humor.
Como está seu prato?? E dos idosos da casa!!!
A saúde começa pela boca…A alimentação saudável além de evitar muitas doenças, evita o uso de medicamentos com grandes efeitos colaterais…